História


A UFOP, por meio da Central de Comunicação Público-Educativa (CCPE), colocou no ar, em outubro de 2011, a TV UFOP, uma concessão dada à FEOP, que apóia projetos da instituição. Uma das vertentes da CPPE é ampliar o diálogo da universidade com a comunidade, por meio da comunicação pública, de caráter educativo. Nessa relação, existe uma busca constante para a formação de pessoal para produção audiovisual, com foco especial na juventude. Dentro desse setor acontecem as atividades da TV UFOP que, por sua vez, possui dois núcleos: Jornalismo e Conteúdo.

O embrião que deu origem à TV UFOP foi o Centro de Produção e Pesquisa Audiovisual (CPPA), criado em 2006. Desta data até a concessão do canal aberto, foram pesquisadas a linguagem e o conteúdo que viria a ser veiculado pela TV. A base de tudo o que é produzido hoje pelo canal, tem um longo período de experimentação e pesquisa.

Ao ganhar a transmissão aberta de seu sinal, a TV UFOP estreitou os laços com a comunidade local e a responsabilidade aumentou. Um público maior e diverso passou a exigir da equipe um conhecimento e uma pesquisa ainda mais elaborada para atender a toda comunidade alcançada pelo sinal de televisão.

Para que fosse viabilizado o trabalho dos dois núcleos, criou-se, em abril de 2012, o Núcleo de Gestão Técnica, que conta com videografistas, editores de áudio e de vídeo e repórteres cinematográficos.





Image Map